Competitive Exhibition -
Cine Plural 2023
Tarsilinha
93 min – Cor - 2021 – Animação – Livre
Direção: Celia Catunda e Kiko Mistrorigo
Sinopse: Tarsilinha é uma garota de 8 anos que embarca numa jornada fantástica para recuperar as memórias de sua mãe. Para isso ela precisa encontrar objetos muito especiais: as lembranças que foram roubadas. Em sua jornada, Tarsilinha verá coisas incríveis e fará amigos. Mas também terá que enfrentar seus medos, superar obstáculos e voltar para casa em segurança com todas as lembranças.
Entre nós um segredo
80 min – Cor – 2020 – Documentário – Livre - Português, francês, inglês e bambara
Direção: Beatriz Seigner e Toumani Kouyaté
Sinopse: Entre nós, um segredo conta a história de Toumani Kouyaté, que, em 2014, estabelecido com sua família e vivendo no Brasil, foi surpreendido pela convocação de seu avô a retornar com urgência ao Mali, seu país natal, junto a outros mais de 40 cidadãos malineses que moravam fora, para ouvi-lo contar uma última história. Seu avô sentia a morte se aproximar e precisava passar segredos da nação para a linhagem de Djélis mais jovens, a fim de que seguissem com a tradição. A cultura oral, vista como um dos maiores tesouros do Estado, capaz de protegê-los de guerras e crises, é também um componente importante social e político que precisava de continuidade. E é nesta aventura real, registrada por Beatriz Seigner, que descobrimos um universo nunca antes visto pelo mundo.
Cibernéticas
52 min – Cor – 2023 - Documentário - Livre
Direção: Graziela Mantoanelli
Sinopse: CIBERNÉTICAS apresenta os percursos traçados por garotas poderosas que fazem hoje – e fizeram no passado – o mundo ficar mais humano e menos desigual por meio da inovação tecnológica. Uma reflexão sobre a presença das mulheres no ecossistema que controla modelos de vida no mundo contemporâneo.
Um filme-manifesto pelo aumento da presença feminina no universo da tecnologia, impactando o desenvolvimento social, econômico e cultural.
Maputo Nakuzandza
60 min - Cor – 2021 – Ficção - Livre
Direção: Ariadine Zampaulo
Sinopse: Um dia na capital de Moçambique. Fragmentos da vida de diferentes personagens e uma rádio local que anuncia o desaparecimento de uma noiva.
Mugunzá
98 min – Cor – 2022 – Ficção - 14 anos
Direção: Glenda Nicácio e Ary Rosa
Sinopse: Arlete acorda e está tudo fora do lugar. Ela perdeu um amor, um filho, a casa, e agora quer justiça.
Eneida
79 min – Cor - 2022 - Documentário - Livre
Direção: Heloisa Passos
Sinopse: Eneida, 84, faz uma jornada rumo a seu passado, em busca da primogênita que não vê há mais de 20 anos. Com a ajuda de sua filha do meio, a cineasta Heloisa Passos, Eneida embarca na odisseia que tenta derrubar o muro que divide a família, transitando por momentos de descobertas, esperança, medos e incertezas.
Teatro BR
40 min - Cor e PB - 2022 - Ficção – 10 anos
Direção: Alonso Barros
Sinopse: São Paulo de cima, São Paulo de baixo, de baixo do Minhocão, saímos do túnel e entramos no Teatro Brasil abandonado. Um palco com ecos e vozes do passado de três personagens que um dia foram amigos, amantes e colegas de profissão. Miguel, um artista travesti de meia idade decadente; Sara, uma atriz de meia idade lutando para ainda ser relevante na sua carreira e Paulo, que abandonou uma carreira artística promissora para trabalhar num escritório.
No passado, Paulo amava Miguel, que amava Paulo. Juntamente com Sara, faziam um show de sucesso graças à química dos três. A separação é traumática. Vinte e cinco anos depois, estes três personagens vão encarar o passado quando são atraídos para o palco de um teatro abandonado. No palco, a máscara é retirada e o drama assume, cantando e dançando uma tragédia anunciada.
Desterro
123 min – Cor – 2020 – Ficção - 12 anos
Direção: Maria Clara Escobar
Sinopse: Desterro. Descompasso. O que se passa dentro de Laura (Carla Kinzo) parece estar sempre em um espaço diferente e em um ritmo distinto daquilo que se espera dela. Desconfortável, Laura decide sair de casa e seguir uma jornada pessoal sem rumo definido. Num percurso de autodescoberta, ela se depara com situações imprevisíveis e outras histórias de vida que vão reconfigurar suas próprias ideias.
Diário de Viagem
99 min – Cor – 2022 - Ficção - 12 anos
Direção: Paula Kim
Sinopse: 1995, São Paulo. Logo após a implantação do Plano Real, Liz, 13, é mandada para um intercâmbio na Irlanda. Seus pais de classe média emergente estão otimistas, mas na percepção da adolescente a viagem é um total fracasso. Liz retorna ao Brasil desequilibrada e obsessiva, com um transtorno alimentar que limita sua vida em todos os âmbitos. Como superar essa dura realidade?
Germino Pétalas no Asfalto
79 min – Cor - 2022 - Documentário - 14 anos
Direção: Coraci Ruiz e Julio Matos
Sinopse: Quando Jack inicia seu processo de transição de gênero, o Brasil mergulha em uma onda de extremo conservadorismo. “Germino Pétalas no Asfalto” acompanha as transformações em sua vida e no país, atravessados por um governo de extrema direita e por uma pandemia devastadora. Através de um relato íntimo do cotidiano de Jack e seus amigos, vemos florescer uma rede de afeto e solidariedade que se constitui em meio a um contexto adverso.
Retrato de uma bêbada
109 min – Cor – 1979 – Ficção - 12 anos
Direção: Ulrike Ottinger
Sinopse: Uma mulher rica, sem nome e enigmática embarca em uma busca obstinada para beber até o esquecimento, bebendo conhaques aparentemente intermináveis em alta costura enquanto passa por uma Berlim carnavalesca povoada por roqueiros, punks, escritores, artistas, motoristas de táxi e outros bêbados.
A primeira parte da trilogia de Berlim realizada por Ulrike Ottinger foi uma colaboração feminista radical para o Novo Cinema Alemão. É uma cápsula do tempo da Berlim dos anos 70, um registo da sua cultura alternativa e um passeio turístico pelos locais boêmios da cidade.
Paloma
104 min – Cor – 2022 - Ficção - 16 anos
Direção: Marcelo Gomes
Sinopse: Paloma, agricultora, quer um casamento tradicional em uma igreja com o namorado Zé. O padre local recusa seu pedido. Mas Paloma, uma mulher trans, vai lutar por seu sonho.
Quando éramos bruxas
78 min – Preto e branco - 1990 – Ficção - Inglês - 12 anos
Direção: Nietzchka Keene
Sinopse: Margit e sua irmã Katla fogem de sua terra natal na Islândia medieval em busca de segurança, depois que a mãe delas foi morta por praticar bruxaria. Precisando de um abrigo, Katla lança um feitiço sobre um jovem fazendeiro, o fazendo se apaixonar por ela e garantindo a proteção de Margit e dela. Mas o filho do fazendeiro a quer longe de sua casa.
O belo e impressionante filme de estreia da diretora Nietzchka Keene, QUANDO ÉRAMOS BRUXAS é uma poderosa releitura feminista do conto dos irmãos Grimm, “A Amoreira”, estrelada pela cantora Björk, em seu primeiro papel no cinema. Versão restaurada desta grande redescoberta para apaixonados por cinema autora
FOLLOW US
LOCATION
@cinepluralfestival
CULTURAL RESERVE
Avenida Paulista, 900
lower ground floor
Sao Paulo-SP